maio 28, 2008

Poesia: Guia de Discussão (2)

Instruções para uso da Poesia
Não existe forma certa ou errada para falar de Poesia
2. Acerca de que são os poemas?
Quase todos os poemas podem ser resumidos a um pequeno depoimento em prosa ou a um parágrafo. Por exemplo, o poema de César Vallejo "Pedra Negra e Pedra Branca" é uma aproximação circular à questão sobre o que acontece quando morremos - e à fantasia de assistirmos ao nosso próprio funeral. Neste poema, Vallejo reflecte acerca da sua futura morte como um facto que sucederá "num dia que eu já recordo". Ao anunciar a sua própria morte, o poeta diz: "César Vallejo morreu". À medida que lemos o poema podemos perceber que a forma como Vallejo lida com a sua morte envolve o jogo que o mesmo faz com as frases e os verbos. Isto ajuda a explicar alguma particularidade na dicção do poema.

Como responder a isto? O que é que significa olhar para trás para a nossa própria morte como uma coisa que poderá eventualmente acontecer? Sentimo-nos tristes quando o poeta fala acerca das pessoas que o magoa ainda que "não lhes tenha feito nada"? Quando o poeta, efectivamente mal disposto, coloca nos ossos de "humerus" o seu corpo como se fossem as suas roupas, o que é que nos parece? Há algum sentido de humor no poema? Que sentimentos experimentamos quando acabamos de o ler? "Pedra Negra e Pedra Branca" de Vallejo, "Instante Imortal" de Marko Vesovic`s e "In Memoriam, Julho 19, 1914" de Anna Akhmatova são todos eles, de uma forma ou de outra, poemas acerca da mortalidade - e os últimos dois, mais concretamente, sobre a guerra. Falemos sobre estes poemas. Que semelhantes coisas se encontram neles referidos sobre a vida e a a morte? Que diferentes coisas? Podemos ler estes poemas à luz do que se passa actualmente no mundo?

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maio 20, 2008

Poesia: Guia de Discussão (1)

Instruções para uso da Poesia
Não existe forma certa ou errada para falar de Poesia
1. Ler os poemas em voz alta.
A aproximação implica que se leiam os poemas em voz alta. Após a primeira leitura, cada ouvinte ou participante deve referir um nome ou uma frase que lhe chame a atenção. Após a segunda leitura, cada ouvinte ou participante deve referir uma imagem que tenha especialmente retido da leitura do poema. Depois da terceira leitura cada participante ou ouvinte deverá reagir ao poema como um todo. Por último, após estes três primeiros passos, cada ouvinte deverá escolher um poema favorito ou odiado para ler em voz alta. Cada poema deve ser introduzido acompanhado da explicação das razões básicas que presidiram à sua escolha.

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maio 08, 2008

Psychedelic Goa

Todos estivemos lá. É a sonoridade para lá do horizonte, onde os últimos se refugiam para festejar a lua e a praia. Ritos de passagem, passagens para a India. Goa psicadélica, trance house, travellers ...

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maio 01, 2008

Moleskine (8)

«Não», disse, «é português, mas não veio como missionário, é um português que se perdeu na Índia».
O médico abanou a cabeça em sinal afirmativo. Usava um chinó brilhante que se movia cada vez que mexia a cabeça, como uma touca de borracha. «Na Índia perde-se muita gente», disse, «é um país feito de propósito para isso».
(excerto de Notturno Indiano, de Antonio Tabucchi, 1984; Trad. de Maria Emília Marques Mano para a Quetzal Editores: Lisboa, 1995)

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