junho 25, 2008

Passing Through: Hotéis

A vagabundagem literária levou muitos autores e artistas a refugiarem-se em alojamentos de diferentes categoria e latitudes, em cidades frenéticas, tranquilas ou nostálgicas, em busca das suas passagens.
Connemara (Irlanda)
O Hotel Renvyle, uma mansão antiga de atmosfera romântica, encontra-se localizado na agreste paisagem do Connemara, na inesquecível e eterna costa oeste da Irlanda. Lugar de reunião de poetas e artistas que ajudaram a fundar os estado irlandês, como Lady Gregory, William Butler Yeats ou o pintor Augustus John, foi também um ponto de encontro de romancistas como Oliver St. John Gogarty e James Joyce.
La Habana (Cuba)
Inaugurado em 1908, o Hotel Sevilla foi a primeira instalação de Cuba dedicada ao turismo. Os seus salões viram passar escritores como Rubén Dario ou Georges Simenon; e o quarto nº 510 foi cenário do romance de Graham Greene O Nosso Homem em Havana. No entanto, quem lhe deu fama foram mafiosos como Lucky Luciano e Al Capone. O Hotel ainda conserva a atmosfera do Alhambra na qual se inspiraram os seus arquitectos, bem como os pátios andaluzes que tantas vezes vibraram ao som de Peréz Prado, El Rey del Mambo. Duas lendas são parte da história do Hotel: os dois quadros com que o muralista mexicano Alfaro Siqueiros pagou a sua estadia e a invenção do Mojito, a famosa bebida cubana.

Bangkok (Tailândia)

Construído em 1876, o Oriental Hotel da capital tailandesa continua a ser um dos hotéis mais luxuosos do mundo. O escritor polaco Joseph Conrad foi o primeiro a descobri-lo, convertendo-se em habitual cliente a partir de 1888. Um dos restaurantes do Hotel, o Lord Jim - em homenagem a Conrad - oferece em cada mês o prato preferido dos autores que por lá passaram: Kipling, Tennessee Williams, Steinbeck, Gore VIdal ...

New York (EUA)

Arthur Miller passou sete anos no mítico Chelsea Hotel, enquanto escrevia As Bruxas de Salem. Mas o melhor deste Hotel é a sua própria biografia. O romancista Arthur C. Clarke perscutava o céu com um telescópio enquanto escrevia 2001 - Uma Odisseia no Espaço, e Sam Shepard , entre drogas e cerveja, escrevia as suas Crónicas de Motel. Leonard Cohen dedicou-lhe uma canção em homenagem a Janis Joplin, que se refugiou no Hotel para afogar a sua solidão em whiskey até à morte.

Istambul (Turquia)

O Hotel Pera Palas presenciou o declínio do império otomano, a fundação da república turca e as duas guerras mundiais. Em 1933, Agatha Christie alojou-se numa das suas suites para escrever Crime no Expresso do Oriente. Outros Hotéis

Pamplona (Espanha)

O quarto nº 217 do Hotel La Perla, na qual se alojou Hemingway, é actualmente a mais solicitada do estabelecimento.

Tânger (Marrocos)

Paul Bowles e Truman Capote hospedaram-se durante várias temporadas no Hotel Minzah.

Etiquetas: , ,