junho 13, 2008

Poesia: Guia de Discussão (4)

Instruções para uso da Poesia
Não existe forma certa ou errada para falar de Poesia
4. Quem precisa de poemas?
O poema "Durante anos o meu coração inquiriu-me" de Hafez invoca quatro diferentes religiões e faz convergir num só passo imagens de carácter místico. "Dia de Outono" de Rilke é um texto sobre o lamento do fim do verão. O poema de Leopardi intitulado "À sua mulher" faz relevar que a apaixonada do poeta não viver sequer já neste mundo. Para quem acha que o poeta tencionou ler estes poemas? Quando os lemos, o que é que da nossa experiência pessoal nos vem à lembrança?Em contraste com o tom pessoal e com as emoções imediatas daqueles poemas, "The Crane Dance" de Yannis Ritsos e o "O Rapto de Europa" de Ovidio são por seu lado textos que convocam histórias particulares da mitologia. Reagiremos de forma diferentes a estes poemas? Como é que eles fazem uso das passagens mitológicas a que se referem? E o que é que pode acontecer se não estivermos eventualmente familiarizados com as histórias mitológicas que lhes servem de pano de fundo? Há alguma forma pela qual estes poemas reflectem as mesmas preocupações daqueles outros que foram escritos com uma voz mais pessoal? Para lá da imediata questão sobre o que é que um poema significa, existem outras ideias que se poderão considerar: as texturas do som e da cadência, a importância das imagens, e a sugestão provocada pelo conjunto das palavras e frases. À medida que lemos os poemas devemos tentar ver de que forma estas particularidades nos aparecem como um todo em si. Existem algumas coisas que os poemas podem comunicar que o não podem ser através da forma comum de um mero depoimento? Quais serão essas coisas ou realidades?

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