junho 21, 2007

As Ilhas sem Metáfora

«Quando mais nada tiveres a dizer, conduz/um dia inteiro contornando a península./O céu tão alto como sobre uma pista,/a terra sem marcas que digam se chegamos,//sempre a caminho, mas sempre aquém de avistar terra./Ao sol-pôr, horizontes sorvem mar e colina,/o campo lavrado engole a branca empena/e estás de novo no escuro. Agora relembra//o brillho da areia, um tronco em silhueta,/aquela rocha que esfarrapava as ondas,/aves marinhas com pernas como andas,/ilhas navegando por entre a névoa,//e regressa a casa ainda sem nada p`ra dizer/a não ser que agora lerás qualquer paisagem/assim: a nitidez das coisas em suas formas,/água e terra definidas nos seus extremos

The Peninsula; poema de Seamus Heaney (de Door into the Dark, 1969); Trad. de Rui Carvalho Homem; Da Terra à Luz - Poemas 1966-1987; Relógio D`Água Editores: 1997)

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Blogger João Ricardo Lopes said...

Rui,

Tenho vindo ao teu blogue e lido com atenção os vários textos que publicas sobre as «ilhas». Alguns deles, parecem-me verdadeiras pérolas! Obrigado por essa partilha e parabéns pelo teu trabalho!

13:53  
Anonymous Anónimo said...

Olá João: obrigado. Retribuo os cumprimentos relativamente aos teus blogs. Aparece sempre! Rui

13:58  

Enviar um comentário

<< Home