dezembro 04, 2007

O Calendário Cósmico: a Viagem Total

Carl Sagan, no episódio nº 2 de Cosmos, apresenta uma metáfora extraordinária para tentarmos compreender a história do universo, do mundo e dos homens: o calendário cósmico.
O calendário cósmico consiste em imaginar os 15 000 milhões de anos de vida do universo (ou pelo menos a forma que este assumiu desde o Big Bang) comprimidos e reduzidos a um ano civil, a 365 dias de um ano de vida na Terra.
Assim, cada 1000 milhões de anos de história do nosso planeta corresponderiam a cerca de 24 dias do nosso ano cósmico e 1 segundo desse ano a 475 rotações reais da Terra em torno do Sol.
A esta escala os acontecimentos referidos nos nossos livros de história estão de tal modo comprimidos que se torna necessário fazer uma contagem segundo a segundo dos últimos segundos do ano.
No calendário cósmico o primeiro segundo do dia 1 de Janeiro corresponde ao Big Bang, ao nascimento do universo. A história humana representa um ponto luminoso no dia 31 de Dezembro. A partir daqui, veja-se, experimente-se o assombro da vastidão cósmica:
Assim:
A origem da via láctea dá-se apenas no dia 1 de Maio e o sistema solar forma-se a 9 de Setembro. A Terra nasce a 14 de Setembro. A origem da vida na Terra aparece a 25 de Setembro. As primeiras células com núcleo em 15 de Novembro.
Mas é apenas em Dezembro que surgem os acontecimentos com os quais estamos mais familiarizados, cientifíca e históricamente.
No sábado, dia 21 de Dezembro os animais começam a colonização da Terra. Na quarta-feira seguinte, dia 24, véspera de Natal, aparecem os primeiros dinossauros. No dia 26 surgem os primeiros mamíferos. E os primeiros seres humanos apenas surgem na imensa e inexplicável vastidão cósmica no dia 31 de Dezembro, véspera de ano novo, pelas 22h30.
No calendário cósmico a história do universo é do tamanho de um campo de futebol e a história conhecida da humanidade do tamanho de uma mão.
No fim, toda a história registada, tudo aquilo de que temos conhecimento pelos livros, crónicas, testemunhos e provas que nos chegaram, ocupa apenas os últimos 10 segundos do dia 31 de Dezembro, sendo que o aparecimento do método experimental da ciência corresponde às 23h59´59´.
Neste momento, neste preciso instante presente, ocupamos o primeiro segundo do dia de ano novo. O que acontecerá a seguir ninguem saberá ...
Espantoso: este é o calendário cósmico de Carl Sagan. Veja-se o video. 5 minutos reais para a eternidade.

Etiquetas: ,