agosto 07, 2008

Os Dias da América (1)

O estado norte-americano do Maryland é um dos mais ricos e desenvolvidos dos EUA, a par, provavelmente, da Virginia, da Pennsilvania e da Califórnia. Na verdade, a taxa de desemprego é muito baixa, ronda os 3%, comparado com os 11% dos Kentucky, e a qualidade de vida encontra-se muito acima da média, até para alguns padrões de vida europeus mais exigentes. A capital do Maryland é Baltimore. Baltimore é uma cidade de segunda linha de grandeza no ranking das cidades americanas (com Los Angeles, Chicago e New York no topo da lista), mas é, contudo, uma belíssima cidade e com um carácter muito próprio. Baltimore possui duas zonas de referência: o Inner Harbour e o Mount Vernon. A primeira é uma zona de passeio por excelência, uma espécie de grande marina repleta de iates, veleiros, circuitos pedestres, jardins, restaurantes e bares. Nas noites quentíssimas de Agosto, quando a temperatura chega aos 40 graus, o Inner Harbour é um dos únicos locais da cidade onde se consegue estar fora. A segunda zona é conhecida por ser o cultural discrict, onde até vive presentemente uma das filhas do presidente Bush.
Baltimore é uma cidade histórica e foi uma das redes essenciais da Guerra Civil americana. Não sei se por isso ou não, mas respira-se em Baltimore uma espécie muito marcada de spleen, maioritariamente ao longo das ruas e das casas tranquilas do Mount Vernon, em tempos percorridas por Edgar Allan Poe, que aqui viveu e morreu.
E depois Baltimore possui alguns locais verdadeiramente deliciosos, como por exemplo a Barnes&Noble (ao alto na imagem), essa cadeia de livrarias verdadeiramente notável, um exemplo de como se pode aliar com o máximo do bom gosto os livros, a música, a cafetaria e os locais onde os visitantes podem simplesmente deitar-se no chão, no meio das estantes, a estudar ou a folhear livros, mapas e revistas. A Barnes&Noble de Baltimore é uma das mais bonitas que conheço. Provavelmente o resultado da perfeita adaptação de uma antiga fábrica a uma livraria de topo em todos os aspectos, desde o catálogo aos sidewalks. Inequivocamente que uma das melhores manhãs que se podem passar em Baltimore é apenas percorrer o Harbor, entrar nas Barnes e ficar a preguiçar numa das suas varandas para o seafront, a beber um caffé latte da Starbucks. Enfim, qual Fnac ...

Etiquetas: ,