agosto 08, 2008

Os Dias da América (2)

Quem sai de Baltimore em direcção à costa encontra, mesmo antes de chegar à Bay Bridge, que faz a travessia para a Eastern Shore do estado do Maryland e para o Delaware, a pequena cidade de Annapolis, sede da reputada e famosa U.S. Navy. Annapolis é a cidade com a mais alta taxa de qualidade de vida do Maryland, onde as casas, por pequenas que sejam, chegam a custar para cima de um milhão de dólares.
Annapolis percorre-se a pé, através das ruas sossegadas, sombreadas por jardins e parques, e residências estudantis que se assemelham a deliciosas pousadas ou dependências de colégios privados parados no tempo. Mas o grande centro da vida urbana de Annapolis é a sua marina, com as dezenas de iates dispostos mesmo junto ao passeio pedestre, onde se fazem festas ao tipo moonlight. Aí, estamos cara a cara com um dos mais afamados portos de chegada dos escravos negros africanos à América e que ficou imortalizado no romance de Alex Haley, que narra a epopeia do escravo Kunta Kinte, desde a sua chegada a Annapolis até à sua libertação. E é precisamente Alex Haley/Kunta Kinte que se encontram retratados no memorial da praça prncipal de Annapolis, mesmo em frente à doca onde os escravos chegavam nos séculos XVIII e XIX.

Pernoitar em Annapolis é muito caro, mas se o pretender fazer pode começar por tomar uma cerveja na Tavern, de 1760, uma das mais antigas da América, jantar depois num dos magníficos armazens de barcos convertidos em restaurantes, provar o famoso Crab Cake (grilled), e dormir na Admiral Inn. Mas vale a pena, nem que seja por um passeio ao fim da tarde pelas ruas que dificilmente encontra em Portugal.

Etiquetas: ,